AjudaParaAdministradores > AjudaNaInstalação

Os guias seguintes percorrerão exemplos concretos de cenários de instalação, exibindo os comandos utilizando e explicando o que eles fazem. ( /!\ Para instalações standard de wikis, necessita de fazer uma /InstalaçãoBásica. )

Guias de Instalação

Instalações standard de wikis

Wiki público que utiliza CGI

O CGI é muito frequente, bem testado e de fácil configuração, mas é muito lento comparado com as soluções seguintes.

Modo Standalone

Muito rápido e pode ser executado com o mod_proxy do Apache.

Nota técnica: Actualmente, o servidor Standalone é mais rápido do que o Twisted, mas não suporta interfaces/portos múltiplos.

Wiki público de alto desempenho

Estes servidores são mais rápidos do que o CGI, mas podem ser mais difíceis de instalar e configurar.

Passos Seguintes

Depois de uma instalação com sucesso, deve ler mais sobre a confguração e outras opções que pode definir, como administrador do wiki.

<!> Uma nota relativamente à utilização de versões de Distribuição: Algumas distribuições de Linux trazem no pacote o MoinMoin já instalado. No entanto, na maioria das vezes essa versão de distribuição está desactualizada relativamente à versão actual. Os cenário de instalação não deverão ser muito diferentes, uma vez que terá de criar novas instâncias.

Wiki Farming

Pode utilizar uma cópia do código fonte do moinmoin em mais do que um wiki. Crie uma directoria para a sua farm, e crie duas árvores de dados para as instruções da /CriaçãoDeInstânciasDoWiki por baixo da directoria. Na directoria config (/usr/share/moin/config por omissão) encontrará um ficheiro farmconfig.py de exemplo. Copie-o para a directoria farm, e edite o launcher script do moin (o moin.py se utilizar o standalone, o moin.cgi se utilizar o cgi, etc.) para apontar directamente para ele.

O farmconfig.py declara expressões regulares para cada "árvore" de wiki que desejar - várias árvores representam uma tree farm. Define também as opções por omissão do wikiconfig (ver AjudaNaConfiguração).

Assim que um URL coincida, a sua palavra-chave é utilizada para procurar um ficheiro de configuração adicional (embora opcional). O exemplo descreve o sítio principal do moin e a sua árvore de desenvolvimento de documentação (moinmoin e moinmaster). Assim, quando visita a página http://moinmoin.wikiwikiweb.de o URL coincide com moinmoin, procura-se o moinmoin.py (que exite na mesma directoria que o ficheiro farmconfig.py). No moinmoin.py as opções sobrepõem o farmconfig, o processamento do wikiconfig pára, e a árvores de dados do moinmoin é apresentada ao visitante.

Tenha em consideração que com o coincidir dos URLs, nenhum regex será apresentado pelo moin. Se estiver no modo standalone, será apresentada uma página de erro. Tenha igualmente em consideração que a não ser que uma das suas palavras-chave seja wikiconfig nenhum ficheiro com o nome wikiconfig.py será alguma vez lido; a farm tem precedência.

Instalações Alternativas

  • VersãoDeComputadorDeSecretária - Um Wiki para uso pessoal ou para uma pequeno grupo de trabalho. Por ser extremamente simples de configurar em qualquer sistema, a VersãoDeComputadorDeSecretária é excelente para desenvolver ou demonstrar as capacidades do MoinMoin.

  • /WikiMinimalista - Instruções de um wiki minimalista para instalar um wiki com componentes minimalistas.